terça-feira, 21 de setembro de 2010

Existe relação entre a alimentação da mãe e as cólicas no bebê?


    As cólicas do bebê são geralmente a causa do choro mais intenso e motivo de grande preocupação das mães, que muitas vezes ficam em dúvida se o que comem influencia diretamente na ocorrência deste quadro.
    Geralmente as cólicas acontecem com mais freqüência e intensidade nas primeiras semanas de vida, pois o recém nascido não tem a estrutura gastrointestinal amadurecida, tendo assim dificuldades para eliminar o bolo fecal e principalmente os gases, o que gera as cólicas.
    Geralmente elas se estendem até o 3º ou 4º mês de idade pois além desta imaturidade do sistema digestivo, os bebês engolem ar enquanto mamam e chupam a chupeta, mas raramente se prolongam por muito mais tempo.
    Há divergências quanto a veracidade da relação entre a alimentação da mãe e a ocorrência das cólicas dos bebês, mas é possível que algum alimento da dieta materna seja o responsável por este desconforto. Sendo assim, vamos destacar os alimentos que mais comumente estão correlacionados:
  • Alimentos que apresentam cafeína em sua composição como chá mate, café, chá preto, bebidas à base de cola e chocolate – que possui teobromina, estimulante da família da cafeína: estes estimulantes podem causar cólicas além de poderem causar insônia nos bebês;
  • Alimentos ricos em enxofre, como pimentões, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, couve, rabanete, repolho, espinafre, leguminosas por causarem gases, e sendo assim perturbarem o processo de digestão da criança.
  • Alimentos muito temperados e condimentados;
    É importante destacarmos que se o bebê não recebe leite materno e sendo assim usa fórmulas infantis, estas podem ser o motivo das cólicas, mas o pediatra responsável é que deve analisar e realizar a mudança, caso necessário.
    Apesar dessas correlações é necessário ressaltar que as cólicas são uma ocorrência natural do bebê, sendo um reflexo da imaturidade do trato gastrointestinal e sendo assim a mãe não deve excluir vários alimentos de sua dieta na tentativa de eliminá-las completamente, porque sabemos que o crescimento e desenvolvimento dos bebês está diretamente relacionado à uma alimentação variada e equilibrada da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário