terça-feira, 21 de setembro de 2010

Qual é a hora de introduzir a alimentação complementar para o meu bebê?

    A alimentação complementar deve ser inciada após os seis meses, pois é a partir desta idade que o leite materno por si só não é capaz de suprir as necessidades do bebê.
    É de extrema importância que esta complementação inicie-se no tempo certo, pois quando realizada precocemente ou tardiamente, acarreta em prejuízos no aporte de nutrientes, o que pode além de comprometer seu desenvolvimento e crescimento adequado nesta fase, comprometer sua saúde na idade adulta.
    A introdução precoce dos alimentos complementares pode acarretar na deficiência de nutrientes e consequente prejuízo no crescimento e desenvolvimento do bebê, pois até os seis meses de idade o leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa nas devidas quantidades.
    Além disso, a introdução precoce dos alimentos complementares está relacionada a uma maior chance do desenvolvimento de alergias e intolerâncias, principalmente quando certos alimentos, como leite de vaca e produtos que o contenham em sua composição, clara do ovo, soja, pelo alto poder alergênico destes alimentos.
    A introdução tardia (após os seis meses de idade) também não é interessante pela maior demanda a partir deste período por proteínas, vitaminas que a criança apresenta e que o leite materno não supre exclusivamente em termos quantitativos.
    Portanto, se não há nenhum problema ou impecilho, a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses e somente a partir dessa idade ser iniciada a oferta de outros alimentos ao bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário